O Plástico Reforçado com Fibra de Vidro ou Fiberglass, como é conhecido genericamente, devido a sua versatilidade é utilizado amplamente na indústria da construção civil, na indústria automobilística, na indústria moveleira, na indústria náutica entre outras.
O processo de spray, usado em moldes abertos, como o processo de RTM, usado em moldes fechados, são algumas das formas de se aplicar este material unindo resina e catalisador ao reforço de fibra de vidro.
No processo de spray os equipamentos, providos de pistola com um cortador especial, projetam simultaneamente e unem resina, catalisador com o fio de fibra de vidro cortado, ainda no ar, antes que contatem o molde, contra o qual serão compactados através de roletes e pincéis.
Os equipamentos para wet-out são usados quando a fibra de vidro é em mantas ou tecidos e já estão sobre o molde havendo necessidade somente de aplicar resina com catalisador para fazer a impregnação.
No processo de RTM (Resin Transfer Moulding), usado em moldes fechados, a fibra de vidro é previamente colocada dentro de um molde onde será injetada resina com catalisador.
O gel–coat, é uma resina colorida, que serve para tirar a peça já com acabamento ou para servir de base para o acabamento final, é aplicado sobre o molde antes de iniciar o processo de laminação ou de injeção.
SPRAY-UP 200: Pistola de mistura interna, atomização a ar, cortador de vidro, injetor de catalisador, bomba de resina 4:1, distribuidor de ar, tanque de solvente.
FAN-JET A600: Pistola de mistura externa, atomização a ar, sistema de start instantâneo de catalisador, cortador de vidro, injetor de catalisador, bomba de resina 4:1, distribuidor de ar.
AIRLESS R500: Pistola de mistura externa, sistema de start instantâneo de catalisador, cortador de vidro, injetor de catalisador, bomba de resina 11:1, distribuidor de ar.
AIRLESS CA100S: Pistola de mistura externa, sistema de start instantâneo de catalisador, cortador de vidro, bomba escrava de catalisador, bomba de resina 11:1, distribuidor de ar.
AIRLESS CA100G: Pistola de mistura externa, sistema de start instantâneo de catalisador, bomba escrava de catalisador, bomba de gel-coat 11:1, distribuidor de ar.
GEL-COAT 180: Pistola de mistura externa ou interna para aplicação de gel-coat, atomizada a ar, injetor de catalisador, tanque de pressão para gel-coat, tanque de solvente, carro com distribuidor de ar.
GEL-COAT G 650: Este excepcional equipamento, de baixa pressão, apresenta uma compacta e leve pistola que incorpora mistura externa de componentes, com um exclusivo sistema interno de ar forçado por nucleação no jato de gel-coat..
GEL-COAT 2001: Pistola com conjunto de spray de catalisador acoplado ao corpo frontal da pistola.
RTM 88: Pistola com misturador estático, bomba de catalisador escrava, bomba de resina 11:1, distribuidor de ar, tanque de solvente
RTM-100: Cabeçote de mistura com misturador estático, botoeira com botão de injeção, bomba de catalisador escrava, bomba de resina 11:1, tanque de solvente, distribuidor de ar, conjunto carro, mastro e braços
RTM-100R: Cabeçote de mistura com misturador estático, botoeira com botão de injeção, bomba de catalisador escrava, bomba de resina 11:1, contador de batidas, conjunto de recirculação, tanque de solvente, distribuidor de ar, conjunto carro, mastro e braços
RTM-100AUT: Cabeçote de mistura com misturador estático, botoeira com botão de injeção, controlador lógico programável, bomba de catalisador escrava, bomba de resina 11:1, contador de batidas, conjunto de recirculação, tanque de solvente, distribuidor de ar, quadro de comando, gabinete duplo
KSC-100: Sistema para aplicação de carga sobre o spray de resina através de um conjunto acoplado a pistola.
FIBER-CUTER: Conjunto cortador de fibra de vidro montado numa pistola de ar.